Punkake: moderno e dançante, 4 Feelings mantém o espírito irreverente do quarteto curitibano

Segundo álbum da banda curitibana Punkake, 4 Feelings mostra o amadurecimento musical do grupo

Texto por: Anna Tuttoilmondo
Revisão: Willian Jhonnes

A Punkake é uma “velha conhecida” da cena musical curitibana. Com 12 anos de carreira, a banda formada por Bacabí (voz), Ingrid Richter (baixo), Lívia Calil (guitarra) e Carol Steiner (bateria) podem se orgulhar das conquistas de sua curta trajetória: lançaram seu primeiro álbum – Tão Sexy – em 2009, onde, no mesmo ano, foram semifinalistas no programa Astros, tiveram um videoclipe em destaque na MTV Brasil (“Tão Sexy”, lançado em 2010), abriram o show das californianas do The Donnas, entre outras coisitas más. Anos depois, o quarteto curitibano deu um novo e grande passo em sua carreira ao lançar seu segundo álbum 4 Feelings (2018). Diferente de Tão Sexy, totalmente em português, 4 Feelings é um álbum com 11 músicas em inglês, das quais, My Beat e I Will Never viraram singles com direito a videoclipe e presença constante nas programações das rádios.

Esse álbum marca não apenas o amadurecimento musical da banda como, também, seu crescimento. Prova disso é que, além de contar com a co-produção dos renomados produtores Cesinha Mattos (que já trabalhou com grandes como Pato Banton, Deborah Blando, Papa Winnie, entre outros) e Roy Z (famoso por seu trabalho na carreira solo de Bruce Dickinson), a banda também assinou contrato com a gravadora e agência de shows RIND Records & Entertainment.

Contagiante e envolvente

O álbum abre com You and Us, uma música animada e com um refrão bem grudento. Só não é tão grudento quanto o refrão de I Will Never, segunda música do disco. Essa, em especial, teve o dedinho de Roy Z, responsável pela base da melodia da música, uma batida bem legal que me lembrou muito o saudoso The Gossip, da maravilhosa Beth Ditto. Inclusive, corre a história de que o produtor e jornalista Tiago Bolzan, ao falar sobre a Punkake, declarou que, se em um universo paralelo as cantoras Beth Ditto e Adele tivessem uma filha, ela seria a Bacabí. E isso explica muita coisa.

Summer Sounds mantém o astral, embora tenha um pouco mais de peso que as outras músicas álbum. Nessa música eu já senti uma vibe meio The Donnas, um rock pesado, moderno e de fácil assimilação. Look Away, quarta música do disco, é uma baladinha melosa e bem executada e, embora seja de longe a minha favorita do álbum, é gostosa de ouvir.

Dispensando muitas apresentações, em seguida vem My Beat, a cerejinha do topo desse delicioso sundae que é o 4 Feelings. Não vou me estender muito nessa música pois ela tem tocado à exaustão nas rádios – e isso não é uma crítica. Se você ainda não ouviu ou não lembra dela, dá uma espiada no clipe:

Uma surpresa foi a inclusão de Meow na tracklist. Lançada em 2012, a música teve produção de Ruth Varella, compositora e produtora radicada em Chicago, nos Estados Unidos, e mixagem  por conta de Stephen George, baterista fundador da banda Ministry, que já trabalhou com grandes nomes da cena internacional como Michael Jackson e Britney Spears. Meow foi muito divulgada na época e permanece, até hoje, como a “queridinha” dos fãs da Punkake.

Between the Walls mantém o espírito contagiante e dançante do álbum, seguido da igualmente animada Vanilla Dreams. Em Lovely Betty e Knock Knock Bloody Bloody temos uma pegada mais rock e ousada do grupo onde Bacabí mostra todo o seu poderoso vocal. O álbum termina com Should I Kiss You, uma balada à lá Lady Gaga em sua fase Joanne: melodiosa, pop e impactante.

Ah, em tempo: mesmo que Carol tenha se juntado à banda em setembro de 2016, é Nina Pará – atualmente na banda Suck my Magik – quem assina a bateria em todas as faixas.

4 Feelings
4 Feelings

Como falei no início do texto, 4 Feelings mostra todo o amadurecimento musical da banda, sendo um álbum repleto de referências facilmente reconhecidas, músicas bem trabalhadas, com letras bacanas e melodias animadas. Com a entrada da nova baterista, Carol Steiner, a Punkake conseguiu encontrar seu estilo e extrair o melhor dele, mantendo a irreverência tão característica do grupo. Lívia, Ingrid, Carol e Bacabí estão em sua melhor forma, colocando suas almas neste trabalho e impressionando quem ainda não botava fé em sua música.

 

Se você ainda não ouviu 4 Feelings, aproveita que o álbum foi disponibilizado nas plataformas digitais. Confira aí no Spotify:

Punkake:
www.punkake.com.br
www.facebook.com/punkake

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: